Sobre o Consinos

O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) do Estado do Rio Grande do Sul (RS), composto por 14 municípios do Vale do Sinos, são eles Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul, que atinge cerca de 1,4 milhões de habitantes.
Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visam promover o desenvolvimento local e regional harmônico e sustentável, bem como a melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos e nas ações dos governos para a melhor qualidade de vida da população. É responsável por definir os projetos da região que receberão recursos do governo estadual. A votação é feita através da Consulta Popular.
As diversas regiões do Estado do RS estão divididas em 9 Regiões Funcionais de Planejamento (RFs) e o Consinos faz parte da RF1 - formada por 5 COREDEs, que são o Consinos, o Vale do Caí-Codevarc, o Centro-Sul, o Paranhana-Encosta da Serra e o Metropolitano Delta do Jacuí-COREDE MDJ.
Histórico da Gestão e Sede do Consinos
1994 – 2005 – na Unisinos, em São Leopoldo.
2005 – 2013 – na Unilasalle, em Canoas.
2013 (22/out) – 2025 – na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

Diretoria Executiva

Presidente

Gabriel Grabowski – professor da Universidade Feevale, do município de Novo Hamburgo

Vice-Presidente

Denise Rodrigues da Silva – presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Ivoti, e secretária municipal de desenvolvimento, do município de Ivoti

Tesoureiro

Carlos Antonio Anschau – representante da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), do município de Novo Hamburgo

Secretário Executivo

Paulo Roberto Saraiva – presidente do Comude de Araricá, e diretor de planejamento, do município de Araricá

Conselho de Representantes

Instituições de Ensino Superior
Universidade Feevale, de Novo Hamburgo – Professora Paula Casari Cundari; 
Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus de Novo Hamburgo – Professor Marcus Eduardo Maciel Ribeiro;
Faculdades EST, de São Leopoldo – Professor Dezir Garcia
Representante da Classe Empresarial – Indústria
Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CICS), de Portão – Nilton Rodrigues da Rosa Júnior (até 27/junho/2024);
Maite Hoff Nied de Cesaro (a partir de 27/junho/2024)
Representante da Classe Empresarial – Comércio
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo – Alexandre Staudt
Representante da Classe Trabalhadora – Indústria
Central Única dos Trabalhadores (CUT), de Nova Santa Rita – José Adalmir Gonçalves Rosales
Movimentos Comunitários
Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Aggens, de Nova Santa Rita – Cassiano Silva da Silva
Conselhos Municipais de Desenvolvimento
Comude de Araricá – Douglas William Tolfo
Missão
Manter, articular e promover o desenvolvimento regional nas dimensões social, cultural, tecnológica, econômica, ambiental, infraestrutural e institucional, construindo processos coletivos de governança que integrem os setores público, privado e educacional, visando à promoção de inovações e projetos sustentáveis alinhados às demandas da região.
Visão
Ser uma região de referência em inovação e desenvolvimento sustentável nas dimensões social, cultural, tecnológica, econômica, ambiental, infraestrutural e institucional com competitividade, que produza e exporte valor agregado, fomentando a vida com qualidade, a cidadania, a participação popular e comunitária.
Princípios e Valores
- Liberdade de pensamento e expressão com responsabilidade.
- Solidariedade, cooperação e associativismo.
- Justiça social.
- Cultura inovadora e empreendedora.
- Excelência na educação.
- Conhecimento e desenvolvimento tecnológico.
- Sustentabilidade (social, ambiental e econômica).
- Participação popular e comunitária.
Vocações
- Capacidade de desenvolvimento do turismo sustentável e lazer tendo em vista a existência de áreas com paisagens naturais, espaços verdes e recursos ambientais.
- Existência de Universidades e escolas técnicas de referência, possibilitando desenvolvimento de Parques Tecnológicos e Polos Industriais.
- Matriz produtiva diversificada (indústria, comércio e serviço) desenvolvida a partir da produção, indústria da transformação, agricultura, processamento de alimentos, comércio e prestação de serviços em diferentes segmentos.
- Manutenção do setor coureiro-calçadista pela capacidade, experiência e know-how para o desenvolvimento, fabricação e exportação de calçados.
- Potencialidade de implantação de polo logístico regional, considerando a existência da malha rodoviária, ferroviária, potencial hidroviário e aéreo.
- Capacidade regional coletiva de construção de projetos de desenvolvimento e soluções.